sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Humanidade a prazo


As pessoas hoje em dia não têm tempo. Passam os dias, a existência, a correr e a vida passa-lhes um pouco ao lado.

Quantas pessoas passam por nós na rua e perguntam: «tudo bem?» e esperam pela resposta??? Eu respondo: ninguém... O «tudo bem» é encarado como um pro-form, como um «bom dia» um pouco mais elaborado... 


Tenho saudades de receber cartas. Postais. Cartões. Coisas «a sério» com a caligrafia de quem o envia. Com as dificuldades inerentes de perceber mal a letra... Com erros ortográficos porque «à mão» não há corretor ortográfico...


Até de receber mails com «significado» tenho saudades. Mandam-se n forwards por dia... Mas, um mail a falar da vida, de tudo e de nada, do «sexo dos anjos», foi coisa que caiu em desuso...



E mesmo que se manda um mensagem no chat mais elaborada, não se obtém resposta.



As pessoas não têm tempo.



Não têm tempo para o carinho, para o aconchegar no sofá, para as festinhas na cabeça, para um café, para uma imperial no fim de um dia de Sol, para pintar com os filhos, para ler histórias à lareira...



Compra-se a falta de tempo com brinquedos, com mais atividades, com roupa de marca e com muitos jogos (as amas electrónicas).



Às vezes tenho pena de viver neste Mundo «civilizado». Gostaria de viver mais «atrás» onde as mães tinha tempo para os filhos, onde havia bolos a sair do forno, cheiro a pão quente e a maçãs maduras... Em que os pais lançavam papagaios de papel com os filhos e não tinham «horas marcadas» para estar com eles... Em que os avós e as avôs contavam histórias de encantar, e histórias verídicas em que nós tínhamos dificuldade em acreditar... 



E poderia continuar com todas as falhas deste Mundo moderno... Mas, sabem que mais?? Não tenho tempo...


2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom, também tenho saudades do tempo em que tinha tempo!!!
Um grande beijinho à autora do texto!

Yolanda disse...

Parabens. transcreveste em palavras o que tambem sinto,mas ao contrario de ti falta-me a veia de escritora=) vim por curiosidade mas nao consegui sair sem ler o teu blog todo, parabens Raquel escreves muito bem.... todos os textos de uma maneira ou outra dis-me algo. desculpa a intromição e já agora os erros tambem=) continua=)